META 34: 100% dos ofícios tradicionais e populares contemplados com políticas públicas municipais de proteção, valorização e atividades até 2020

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

META 34: 100% dos ofícios tradicionais e populares contemplados com políticas públicas municipais de proteção, valorização e atividades até 2020

Mensagem por EquipePM em Qui 25 Jul 2013, 12:10

AÇÕES:

1. Elaborar o mapeamento das expressões culturais e grupos étnicos do município.
2. Realizar pesquisas sobre as expressões culturais e grupos étnicos do município.
3. Realizar pesquisas e seminários, promover a publicação de livros, revistas, jornais e outros impressos culturais e o uso da mídia eletrônica e da internet para a produção e a difusão da crítica artística e cultural, privilegiando as iniciativas que contribuam para a promoção das culturas tradicionais.              
4. Criar o Instituto do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte.                                                                                                                                                                                                                     5. Promover a restauração das edificações tombadas, fomentando o programa Adote um Bem Cultural e buscando recursos para o Fundo do Patrimônio.
6. Identificar, Inventariar e proteger os bens culturais, materiais e imateriais, situados em bairros tradicionais de Belo Horizonte, localizado na região externa ao perímetro do Núcleo Histórico de Belo Horizonte, delimitado pela Avenida do Contorno.                                                                                                                                                                                                            
7. Consolidar o reconhecimento e a proteção da região interna da Avenida do Contorno como Núcleo Histórico da cidade, por meio de legislação específica.
8. Criar e manter atualizado o "Inventário dos Ofícios Tradicionais, Manifestações culturais e formas de Expressão em Belo Horizonte", estabelecendo uma agenda de políticas de valorização e promoção contínua desses bens culturais.
9. Reconhecer como patrimônio cultural de Belo Horizonte, por meio de inventários, tombamento ou registro, os bens culturais edificados, bens integrados, obras de arte, manifestações culturais, formas de expressão, ofícios, saberes e lugares possuidores de valor histórico, referencial e/ou simbólico.

EquipePM
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: META 34: 100% dos ofícios tradicionais e populares contemplados com políticas públicas municipais de proteção, valorização e atividades até 2020

Mensagem por henrique iwao em Seg 12 Ago 2013, 14:20

essa meta me parece um tanto exagerada, uma meta de 100% dos ofícios. seria mais de garantir a constituição de ações de proteção e valorização. essas metas assim numéricas vão resvalar na definição de "ofício" "popular" "tradicional" que são termos abertos a todo tipo de disputa de poder.

a palavra "etnia" em grupos "étnicos" é também bastante discutivel, assim como a palavra "grupos" em "grupos étnicos". o que eu, que sou descendente de japonês, preciso para ser parte de um grupo étnico. eu tenho vários costumes advindos do japão, mas isso é suficiente?

se vamos contemplar os ofícios populares e tradicionais, por que não os experimentais? tendo achar que alocar o experimental dentro de "manifestações artísticas" é pouco.

henrique iwao

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/08/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum