META 39: Ampliar a circulação da produção artística e cultural, valorizando as expressões locais e intensificando o intercâmbio metropolitano nacional e internacional

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

META 39: Ampliar a circulação da produção artística e cultural, valorizando as expressões locais e intensificando o intercâmbio metropolitano nacional e internacional

Mensagem por EquipePM em Qui 25 Jul 2013, 12:26

AÇÕES:

1. Elaborar os Planos Setoriais de Cultura atendendo a todos os setores artísticos culturais e as manifestações das culturas populares e tradicionais.
2. Incentivar, divulgar e fomentar a realização de calendários e mapas culturais que apresentem os locais de realização de eventos culturais, encontros, feiras, festivais e programas de produção artística e cultural.
3. Valorizar a produção artística e cultural possibilitando a sua circulação em equipamentos e eventos de âmbito regional, estimulando sua interação em certames de referência nacional e internacional.
4. Apoiar a criação de espaços de circulação de produtos culturais para o consumo doméstico, criando oferta de qualidade e distribuição no município que permitam a diversificação do mercado interno e a absorção das produções locais.
5. Estimular a existência e a viabilidade de livrarias e lojas de produtos culturais, com preços populares, junto aos equipamentos culturais, dando destaque à produção das comunidades e permitindo a população obter produtos nacionais e internacionais de qualidade.
6. Fomentar e estimular a construção de sítios eletrônicos e dispositivos alternativos de distribuição e circulação comercial de produtos, permitindo a integração dos diversos contextos e setores a uma circulação, municipal, estadual, nacional e internacional.
7. Incentivar e fomentar a difusão cultural nas diversas mídias e ampliar a recepção pública e o reconhecimento das produções artísticas e culturais não inseridas na indústria cultural.
8. Apoiar a implementação e qualificação de portais de internet para a difusão municipal, nacional e internacional das artes e manifestações culturais de Belo Horizonte, inclusive com a disponibilização de dados para compartilhamento livre de informações em redes sociais virtuais.
9. Divulgação da produção de artistas, grupos, coletivos, expressões e manifestações da cultura local, transformando a cidade em referência nacional e internacional no campo da arte e cultura.
10. Garantir a continuidade dos Festivais FIT, FIQ e FAN bienalmente, carnaval, blocos caricatos com recursos, ampla publicização e transparência nos procedimentos da organização e realização dos eventos.
11. Incentivar a continuidade do Arraial de Belô junto a Belotur.
12. Garantir a continuidade da realização anual do Prêmio Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte nos segmentos Conto, Romance, Dramaturgia e Poesia.
13. Garantir a continuidade da realização anual do Prêmio de Literatura Infantil e Juvenil João de Barro com foco exclusivamente no texto literário.
14. Criar e garantir a realização do Festival Internacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte, de forma descentralizada, a partir da integração com as regionais e preferencialmente nos espaços dos Centros Culturais.
15. Incluir no calendário cultural oficial do município os Festivais Culturais que sejam de referência em seu segmento tais como Festival Internacional de Circo, Festival de Corais, Fórum da Dança etc, que tenham viés de formação e não sejam de caráter eminentemente comercial. A escolha dos eventos passará pela aprovação do Conselho Municipal de Cultura.
16. Estimular a criação de centros culturais comunitários através da isenção de Imposto Predial Territorial Urbano de acordo com regras a serem definidas pelo Conselho Municipal de Cultura.
17. Realizar a Bienal do Grafite – como espaço privilegiado para manifestação do grafite.
18. Fortalecimento da Semana da Fotografia de Belo Horizonte como evento oficial do setor na cidade.
19. Retomada do Museu Abílio Barreto como principal fomentador da fotografia Mineira.
20. Utilizar as paredes de viadutos na cidade para criação de painéis urbanos, transformando esses locais em galerias à céu aberto.
21. Produzir painéis artísticos nas paredes cegas dos prédios entregues pela prefeitura pelo Vila Viva (Minha Casa Minha Vida) afim de contribuir na melhoria da estética destes locais e incentivar a cultura.
22. Elaboração de autorizações para realização de pinturas artísticas nos muros de lotes vagos pela cidade.

EquipePM
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Descentralização de eventos culturais na cidade de Belo Horizonte

Mensagem por ourominas em Ter 30 Jul 2013, 13:05

A Associação Comunitária do Bairro Ouro Minas, regional Nordeste de Belo Horizonte, a partir de anseio dos moradores da região, sugere a criação de um programa de descentralização da cultura no município, de modo que as produções artísticas e culturais não fiquem concentradas, em sua maioria, nas zonas sul e central da cidade.
Temos na divisa das regionais Norte e Nordeste um ótimo auditório no Espaço BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, na Via 240, com capacidade para cerca de 300 pessoas, que poderia ser utilizado para apresentações de peças de teatro (incluindo as da  Campanha de Popularização do Teatro), shows e outras manifestações. O importante é que o programa seja rotineiro, e não esporádico, para que os moradores se habituem a frequentar o espaço. Por exemplo, um evento semanal ou a cada 15 dias, no mínimo.
As associações de bairro da região poderiam contribuir com a divulgação das programações. é importante ressaltar que as duas regionais são carentes de eventos e de locais para abrigá-los. Aproveitar os poucos espaços que existem hoje seria uma maneira de minimizar esta deficiência.

ourominas

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/07/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Observações e sugestões

Mensagem por Daniela Figueiredo em Sex 02 Ago 2013, 08:56

- Quanto à meta:

não está quantificada, o intuito é aumentar disponibilização de recursos para ampliação da circulação dar produção artística e cultural?

- Quanto às ações:

não se constituem como ações e, sim, objetivos: 3 a 11 e 18 e
as ações 12, 13 e 14 devem constar no Plano Municipal de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas como ações de fomento.


Daniela Figueiredo

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: META 39: Ampliar a circulação da produção artística e cultural, valorizando as expressões locais e intensificando o intercâmbio metropolitano nacional e internacional

Mensagem por rodrigo guimarães pena em Sab 03 Ago 2013, 07:53

Roubo e amplifico o comentário feito anteriormente por "ourominas" , com o proposito de estendê-lo a todos os outros bairros da capital.
Interessante, mas tem espelho na minha proposta de criar cultura nos diversos bairros, aproveitando instalações ociosas, e levada à Fundação em duas oportunidades, e devidamente descartada.

rodrigo guimarães pena

Mensagens : 38
Data de inscrição : 31/07/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: META 39: Ampliar a circulação da produção artística e cultural, valorizando as expressões locais e intensificando o intercâmbio metropolitano nacional e internacional

Mensagem por henrique iwao em Seg 12 Ago 2013, 13:20

entendendo que o plano municipal de cultura não deve contemplar ações específicas, ligadas a interesses políticos específicos de antemão estabelecidos, então as ações 10, 11, 12, 13, 14, 15, 17, 18, 19, 21 devem ser retirados dessa meta.

se for de interesse público os eventos especificados por essas ações virão a ocorrer. no entanto eles estão genericamente contemplados nos ítens anteriores. me parece um ítem descabido no plano municipal.

ademais, essas ações valorizam demais formatos de festivais que são grandes e dispendiosos em detrimento a ações continuadas, justamente as quais a classe artística geralmente se beneficia mais.

henrique iwao

Mensagens : 8
Data de inscrição : 12/08/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: META 39: Ampliar a circulação da produção artística e cultural, valorizando as expressões locais e intensificando o intercâmbio metropolitano nacional e internacional

Mensagem por alisonbarbosa em Ter 13 Ago 2013, 16:07

Ações

A- Estabelecer política de intercâmbio cultural intra e intermunicipal, com destaque para as manifestações da cultura popular oriundas do âmbito metropolitano.

alisonbarbosa

Mensagens : 12
Data de inscrição : 13/08/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: META 39: Ampliar a circulação da produção artística e cultural, valorizando as expressões locais e intensificando o intercâmbio metropolitano nacional e internacional

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum